Exposição “Costurando Histórias” no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa
A exposição “Costurando Histórias” foi uma celebração artística inspirada na lenda chinesa, também conhecida em sua versão japonesa, Akai Ito, que fala sobre o fio vermelho invisível que conecta aqueles que estão destinados a se encontrar, independentemente do tempo, lugar ou circunstância. A mostra aconteceu no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa, com abertura no dia 6 de junho e ficou em cartaz até o dia 30 de junho.
Cada obra exibida na exposição é uma expressão tecida a partir de histórias que variam entre o íntimo e o coletivo, entre o conhecido e o imaginário. A linha vermelha, presença marcante em todas as peças, simboliza a interconexão e o destino, tecendo sua própria história em cada criação. A mostra foi composta por obras exclusivas, criadas especialmente para esta ocasião por sete talentosos artistas residentes em nossa cidade.
Artistas e suas Obras:
Nome artístico: Anna Berghman
Instagram: @annakberghman
Biografia: Anna Karolina Berghman, nascida em Cruzeiro, é uma artista visual autodidata que desde cedo se dedica à arte. Com formação em fotografia pela Academia Vanguardista de Arte em São José dos Campos, iniciou sua carreira como fotógrafa e conquistou reconhecimento ao receber o prêmio de superação na
empresa JHC Casamentos. Ao longo de sua trajetória, explorou diferentes segmentos artísticos, atuando como design gráfico, ilustração digital e criando desenhos realistas. No campo audiovisual, contribuiu como fotógrafa de making of, assistente de direção de arte e diretora de arte em diversos projetos, incluindo curtas-metragens como “Duda” , “La Loba”, “O (Re)nascimento da mulher Uivo” e
“Barba Azul DECAPITADO” de Karola Lobo, “Cama Rainha” de Dani Costa Russo e o longa-metragem “Bicho Rei” de Catarina de Castro – Acata Filmes. Atualmente, Anna Karolina está envolvida na animação do curta-metragem “Entre Raias” de Beth Corregiari e Geraldo Maciel. Sua versatilidade e talento destacam-na como uma artista multifacetada e dedicada ao seu ofício.
Ficha técnica da obra
Título da Obra: Ilusão
Dimensões: 42×29,7 cm
Técnica usada: Ilustração digital e linha vermelha
Mini texto sobre a obra: “Ilusão” retrata a dualidade do amor em uma carta de baralho, onde um casal é representado. Metade da carta é colorida, refletindo a nostalgia do amor vivido, enquanto a outra metade é preta e branca, simbolizando a frieza do tempo presente. Linhas vermelhas entrelaçam as mãos da mulher, expressando a dor de um amor perdido. A obra convida o espectador a refletir sobre a fragilidade dos sentimentos e a ilusão muitas vezes criada dentro de um relacionamento.
Nome artístico: Black Mamba Collage
Instagram: @blackmambacollage
Biografia: Idealizado e criado por Larissa Lima em 2018, produção de colagens analógicas e digitais, que tem como objetivo o empoderamento de pessoas pretas e periféricas, trazendo riqueza e conhecimento cultural através desse mundo das artes, onde também são contadas histórias . As colagens podem ser de figuras públicas ou até mesmo desconhecidas por muitas
pessoas, mas que possuem uma grande riqueza cultural, como tribos, movimentos militantes e muito mais.
Ficha Técnica obra
Título: Entre Flores e Raízes
Técnica: Colagem digital com linhas vermelhas interativas
Medidas: 29,7 cm x 42 cm – Couchê Fosco 300 g/m2
Mini texto sobre a obra: O cabelo da mulher preta é muito mais do que uma simples expressão estética; ele representa uma poderosa manifestação de resistência contra os padrões impostos ao longo da história, especialmente durante os períodos de escravização, nos quais seus corpos foram submetidos a diversas formas de exploração. Essa resistência ecoa até os dias de hoje, em um contexto contemporâneo onde esses ditames persistem.
Aceitar e celebrar nossos traços e raízes não é apenas um ato de autoafirmação, mas também um resgate ancestral. Nossos cabelos contam histórias de realeza, de vínculos profundos com nossas origens e de uma força inabalável que atravessam gerações.
Nome artístico: Dasdeusa
Instagram: @dasdeusatattoo
Biografia: Tatuadora e artista visual, Ana (Dasdeusa) busca trazer a fauna e a flora
em seus trabalhos como forma de ressignificar lugares e olhares através da arte. Já
participou de vários projetos e murais pela cidade de Caçapava e região.
Ficha técnica da obra
Título: Ponto Afeto
Dimensões: 30×40 cm
Técnica usada: Óleo sobre tela
Mini texto sobre a obra: Na tela “um retrato” de uma garota que está vivendo um momento de tranquilidade pintando uma tela na qual ela retrata sua avó costurando, enquanto ocorre a interação de sua arte e sentimentos pela linha vermelha que representa o afeto. O ambiente é seu quarto, simples com plantas, seu animalzinho e uma vista que a inspira. Os tons de amarelo, verde, azul e marrom predominam no cenário.
A obra ” Ponto Afeto” é sobre o afeto e a conexão. Apresento-lhes uma das formas em que vejo a conexão
Apresento-lhes uma das formas em que vejo a conexão que tenho com minha avó, a quem me ensinou pontos básicos de costura e um amor e afeto incondicionais.
Nome artístico: Julietta
Instagram: @eujulietta
Biografia: Formada em Educação Artística pela FASC Faculdade Santa Cecília, possui formação técnica em Artes Visuais pela escola Fêgo Camargo e Multimídia pelo SENAC. Já ilustrou livros como “Vamos Falar da Portela”; “Princesa Folha no Reino Verdejante”, “Marieta, a Mulher que Queria ser Imortal”, entre outros. Hoje
realiza trabalhos de pintura e mural, é idealizadora do coletivo Marginália Arte Urbana e trabalha como professora na rede estadual e municipal.
Ficha técnica da obra
Título da Obra: Lolita
Dimensões: 30 cm x 40 cm
Técnica usada: tinta a óleo e acrílica sobre tela
Mini texto sobre a obra: Lolita é uma boneca de pano que representa o estado hipnótico do sistema em que vivemos, que dita o ritmo da rotina exaustiva e cega que seguimos. Tudo sempre igual, olhando sempre pro mesmo ponto. Em um belo dia, afogada em sua rotina, perde a linha e seus olhos saltam para fora. Uma luz entra no fundo de sua alma pelo buraco do olho. ” aonde estão meus olhos de robô?” – ela pergunta.
A linha vermelha que sai do olho caído representa o sangue, a essência humana que foi escondida dela mesma. E assim, como no mito da caverna, ao ter contato com a luz ela passa a ver um mundo com outro ritmo, onde ela não é mais uma boneca de pano.
Nome artístico: Kmomillah
Instagram: @ink.millanesa
Biografia: Kamilla Yuki, tem 21 anos e é designer gráfica e ilustradora. Desde que
se entende por gente, a arte faz parte do seu dia a dia. Ela completou sua formação
como tecnóloga em Design Gráfico e agora está mergulhando de cabeça na
pós-graduação em UX Design. Sempre em busca de novas formas de expressão
visual, ela é apaixonada por transformar ideias em belas criações.
Ficha técnica da obra
Título: Tecendo o que foi Amar.
Dimensões: 29,7 cm x 42 cm
Técnica usada: Arte digital
Mini texto sobre a obra: “Intensas cores, intensa quantidade, viver intensamente
seja fazendo o que for mas que te traga amor”
Nome artístico: Laura Kyohara
Instagram: @laurakyohara
Biografia: Laura Kyohara é artista visual e arte educadora. Possui formação técnica
em artes visuais pela Escola de Artes Fego Camargo e é graduanda em licenciatura
em artes visuais pela Univeridade do Vale do Paraiba.
Participa de exposições virtuais e presenciais no âmbito nacional desde 2016.
Realiza trabalhos de pintura, desenho, grafitti e técnica mista. Suas obras são
marcadas pela sinceridade emocional retratada principalmente pela figura feminina
e florais, como também no uso de linhas vermelhas inspiradas na lenda chinesa
“Akai ito”. Atua como artista visual e como professora de desenho na Associação
Lua Bailarina e no Colégio Britânico.
Ficha técnica da obra
Título da Obra: Fios do Tempo
Dimensões: 30 cm x 40 cm
Técnica: Óleo sobre tela e bordado
Mini texto sobre a obra: “Fios do Tempo” representa uma alma em evolução, onde o bordado tece os fios do perdão e amadurecimento ao longo do tempo, honrando as histórias do passado e presente.
Uma alma em evolução: passado e presente. O bordado tece os fios do perdão, entrelaçando-se para revelar o amadurecimento conquistado ao longo do tempo. Entre os tons do passado e a luminosidade do presente, essa obra é um testemunho visual da transformação interior, onde as histórias do passado são honradas como alicerces que permitiram a construção da pessoa que se contempla diante do agora.
Nome artístico: Maísa Montini
Instagram: @_maimont_
Biografia: Maísa Montini é uma artista visual e muralista do Vale do Paraíba, da
cidade de Caçapava/SP.
No momento está em formação na UNIVAP para se tornar arte-educadora. A artista
fala da arte como uma extensão de sua vida, considera-se multidisciplinar trabalhando atualmente com murais, aquarelas, telas e customizações. A leveza e
diversidade da botânica encaixam perfeitamente com as outras temáticas do seu
trabalho: Animais e personagens femininas.
Ficha técnica da obra
Título: Entrelaços, a vida
Dimensões: 297 x 420 mm
Técnica: Acrílica e intervenções com stencil, fios e giz pastel oleoso
Descrição: A obra “Entrelaços, a vida” retrata a criadora de tudo e todos. A mesma entrelaça nossos destinos e histórias ao trançar seu cabelo.
Somos representados por cada singelo fio, até mesmo aqueles que já caíram e aqueles que ainda irão de vir. Somos um todo unidos pelos entrelaços da vida
A exposição “Costurando Histórias” ofereceu ao público uma experiência rica em simbolismo e introspecção, conectando o íntimo e o coletivo através da arte.